quinta-feira, 22 de abril de 2010

O voo do Gafanhoto – O porquê do título

O mais novo título da Editora Livro Pronto, O Voo do Gafanhoto, recebeu esse nome pela ligação cognitiva que o autor faz na trama realista-ficcional entre o animal insectóide e a posição social das crianças exploradas pelo tráfico de drogas e de armas no centro financeiro do país. Assim como o gafanhoto é um bicho que voa baixo e tem vida curta, também o são os meninos olheiros do tráfico no Rio de Janeiro.
O gafanhoto é um animal semi-invertebrado. Tem ossos finos e não consegue se converter em borboleta como a lagarta. Mas quem seriam nossas lagartas? E quem seriam nossas borboletas? O gafanhoto também é o apelido dessas crianças abandonadas pela sociedade. Elas não chegam à adolescência, porque são devoradas pelas balas perdidas, nos tiroteios nos morros. E se multiplicam rapidamente. As crianças também, as que sobrevivem, acabam seguindo o roteiro do tráfico: ascendem social e economicamente no ramo; e se espalharam no país como um vírus, pelos estados. Por isso, o narcotráfico ganhou facilmente uma dimensão nacional, irradiando-se do eixo Rio-São Paulo para o resto do país.
Já o gafanhoto é um animal típico da restinga e da mata atlântica. Muita gente dos centros urbanos não sabe o que é um gafanhoto. A obra conta em ficção traços da realidade de um cunho jornalístico investigativo, com personagens como Severino, um ex-lenhador (desmatador, devastador), que se transforma no traficante mais influente do país e depois se converte dentro do sistema, a ponto de ser respeitado pelas elites brasileiras.
O quê? Lançamento do Livro O Voo do Gafanhoto, de Reinaldo Cabral.
Quando? 30 de abril de 2010.
Onde? Memorial à República, Jaraguá. Em frente ao coreto Jaraguá.
Que mais? Apresentações confirmadas de: Rogério Dias e Fagner Dubrown – Poesia Musicada no Pandeiro. Entrega de comenda ao Menestrel das Alagoas e ao Engº Beroaldo Maia.
Que horas? Começa de 19h e 30.
Quem bancou isso tudo? Patrocínio: A Editora Livro Pronto, na publicação; As Secretarias de Estado da Cultura- SECult e da Comunicação – SECOM e a Fundação Municipal de Ação Cultural - FMAC, o evento. O próprio autor, a obra e a organização do evento.