quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

A Arte de Ritma no Coco

O aproveitamento do coco e derivados do coqueiro na criação das novas peças de artes visuais de Marcos Ritma
A natureza encontra formas curiosas para produzir os mais diversos materiais e as mais variadas possibilidades de cores. Nessa perspectiva foi possível alcançar o entendimento de que, assim como a cebola, o coqueiro tem camadas. Inspirado nisso, o artista visual Marcos Ritma inova e se apropria do desenho natural e do material em desuso, chamado por alguns de pano do coqueiro e parte para a mais nova e ousada aventura nas artes visuais desse Verão 2016: peças de arte e decorativas.
Mandalas diversas, também em espelho com moldura de cipó ou casca de coco, peças de parede, de mesa e até de chão, como cestos e mesas de centro, serão ao todo 70 peças, da nova Coleção Verão Verde Ritma que, além do coco e seu aproveitamento, levarão na montagem materiais como: o cipó, a concha da palmeira e pano de coqueiro, que escaparão do destino de se tornarem resíduo ambiental.
Segundo o artista: “Não foi fácil! Ele nos conta que o processo de criação se iniciou em um de seus costumeiros passeios matutinos à praia da Pajuçara. “Alagoas é um estado muito rico em regionalismo, temos um manancial por patrimônio, que compõe esse cenário, por toda a extensão da orla dessa cidade: Maceió”, afirma o artesão.
Qualquer praia tem esse material, que nas mãos do artista e artesão, ganha na valorização dos detalhes. Na paleta, estão cores como o verde-musgo, amarelo e vermelho vinho, contrastando, ainda, com as cores frias do material colhido da natureza. Entre os materiais, o destaque para o uso do coité – que seria resíduo, em forma de casco de uma fruta; e a casca do coco – em forma rústica e polida.
                A expectativa é de que as peças alcancem o público com o entendimento da temática da preservação ambiental e da redução do impacto que cada um pode provocar ou repensar para o globo terrestre.
                Até meados de fevereiro, Marcos Ritma, estará promovendo o lançamento da Coleção Verão Verde Ritma 2016, durante toda a estação em shoppings, feiras de arte, artesanato e exposições coletivas de artistas visuais. Acompanhe a agenda dos eventos no nosso blog: cajucristal.blogspot.com/.
Ritma está no Shopping Maceió, no corredor dos stands destinados ao projeto da Prefeitura, de apoio aos artesãos, o “Economia Solidária”, ao lado da loja Marisa, até o dia 3 de janeiro deste ano que se inicia, e retorna, pelo mesmo projeto de 01 a 06 de fevereiro. Já no Parque Shopping, em Cruz das Almas, no período de 08 a 17 de Janeiro de 2016, e novamente, do dia 25, ao 31 do mesmo mês.