terça-feira, 26 de julho de 2011

Arte do Filé e Bico Singeleza

5ª Feira dos Municípios divulga arte do filé e bico singeleza de Marechal Deodoro
As bordadeiras também ensinam e afirmam a importância de se manter viva a tradição
A 5ª Feira dos Municípios, que está sendo realizada no Centro de Convenções Ruth Cardoso, desde ontem, quinta-feira (12) e vai até domingo (15), no bairro do Jaraguá, em Maceió, apresenta características bem especiais de cada um dos municípios presentes.
O filé de Marechal Deodoro, em vários formatos: vestido, porta-copo, marca-texto, xales, toalhas e caminhos de mesa, tiaras, cintos, saia, blusa, bermuda e camiseta; o queijo coalho do sertão, do município de Batalha, a técnica de tear do bilro, do município de São Sebastião, entre outros, são os atrativos culturais mais interessantes do evento.
Uma estudante, Raquel Macedo, estudante do curso de recursos humanos da Unopar, que participa de um congresso de turismo no mesmo Centro de Convenções, aproveitou para comentar a beleza da apresentação da cidade de Marechal Deodoro, que, com diversas cores e sabores, exibia um super-painel mosaico de cerâmica, formando, para ela, “o estande mais lindo da 5ª Feira dos municípios; não é só opinião minha, eu ouvi os repórteres comentando que era o estande mais atraente da Feira”, afirmou.
Prestigiando o evento, o vice-prefeito de Marechal, Petrúcio Fifi, entende que, “expor na Feira dos Municípios é divulgar os produtos sob a ótica do saber e do fazer”. Ele lembra que, o filé é conhecido mundialmente, e a Feira é uma oportunidade de divulgá-lo e as belezas naturais do complexo lagunar. “É dessa forma, que o turismo se desenvolve de forma auto-sustentável com vistas ao meio-ambiente, porque essa é a preocupação do consumidor atual, o indivíduo quer saber como aquele produto ajudou a manter o meio-ambiente e as comunidades locais”, comentou o vice-prefeito.
Sobre a participação na Feira, Lourdes Gama – vice-presidente da Associação das mulheres rendeiras de Marechal Deodoro, afirma sobre a exposição dos bordados que, “o trabalho fica mais conhecido, as encomendas crescem e a gente fica com mais trabalho para fazer; é muito bom”.
A professora e bordadeira, Maria Cícera, dá aulas diariamente a grupos de alunas vindas de Maceió e turistas curiosos. Ela lembra da importância de se manter viva a tradição do filé, “quando era pequena, aqui em Marechal, também se praticava o bilro; hoje, a gente não vê mais isso, mas produz o filé e o bico singeleza, também importantes para mantermos a nossa tradição”, comenta.
A 5ª Feira dos Municípios está prevista para acontecer nos quatro dias que vão de 12 a 15 de maio; a entrada é gratuita e o horário é das 15 horas às 22 horas, no bairro do Jaraguá, em Maceió.


Gente, este é o secretário de turismo Herbert Freire, marcando presença na Feira dos Municípios 2011 e no estando de Marechal que estava lindooooo!



Marechal Deodoro na Feira dos Municípios 2011






Marechal participa da 5ª Feira dos Municípios
Bordados, gastronomia e potencial turístico são os principais atrativos do evento
Na quinta edição a feira dos municípios já se consolidou como um dos maiores eventos de turismo do Estado.
Com a finalidade de divulgar as potencialidades culturais de cada parte de Alagoas, aconteceu ontem a abertura oficial da Feira dos Municípios e seguirá aberta ao público todas as tardes e noites, das 15 às 22 horas, até domingo (15) no Centro de Convenções Ruth Cardoso, no bairro de Jaraguá, em Maceió.
Com um grande estande apresentando as mais bonitas peças de filé e bico singeleza – pontos de bordado, uma confecção de arte com um mosaico com pedaços de cerâmica e a apresentação ao vivo de uma das atrações musicais da cidade – a Banda de Pífanos, Marechal Deodoro conquistou os visitantes, repórteres e anfitriões da Feira que tiravam fotos e dançavam ao som dos pífanos.
Para o secretário de turismo, Herbert Freire, a presença do município na Feira é indispensável, porque “é uma oportunidade do município apresentar o que tem de cultura e de produto de arte, além das peças personalizadas das rendeiras, os nossos artistas musicais”, afirma. Ele percebe ainda que, “essa riqueza cultural gera negócios e proporciona a troca de informações entre os indivíduos dos diferentes municípios, atendendo a diversos interesses simultaneamente”.
Cocadinhas, bolinhos e quitutes da Massagueira distribuídos gratuitamente agradaram os visitantes que passavam pelo estande de Marechal. A indicação de que realmente o projeto de implantação do primeiro pólo gastronômico e cultural de Alagoas está pronto para receber a indicação do Ministério do Turismo.





Outros atrativos que divulgaram Marechal nos últimos anos, como a gravação de cenas de da mini-série global “O Bem Amado” são exibidas em uma tela nítida aos curiosos que passam. De acordo com o vice-prefeito, Petrúcio Fifi, estar presente na Feira “é de uma importância para a divulgação dos talentos às artes e das potencialidades de auto-sustentabilidade”, comenta, enquanto observa a apresentação da Banda de Pífanos, natural da cidade de Marechal.
Durante os quatro dias de feira, também haverá apresentações dos mais tradicionais grupos folclóricos, culinária regional, entre outros atrativos. A entrada é gratuita.

SERVIÇO:
EVENTO: 5ª FEIRA DOS MUNICÍPIOS ALAGOANOS
DATA: 12 a 15 de maio
LOCAL: CENTRO DE CONVENÇÕES
HORÁRIO: 15h às 22h
ENTRADA GRATUITA





Gente, estou publicando porque este texto é meu, e não recebi nenhum centavo por ele, assim resolvi divulgá-lo aqui mesmo, apesar de ter saído no site almanaquealagoas.com.br e marechaldeodoro.al.gov.br






beijinhus