sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Ritma estará na Mostra de Artesões Alagoanos da UFAL em Novembro


O artista alagoano radicado na Bahia, Marcos Ritma, estará participando da mostra “Artesões Alagoanos”, que abrilhantará o hall do XXV Encontro de Tecnologia da UFAL, dias 06 e 10 de novembro, respectivamente nos campi: Arapiraca e Maceió. 

 

Da Editora

Daqui a alguns dias, o artista Marcos Ritma, leia-se artes da natureza, estará abrindo a apreciação do público em geral, e comercialização, peças de sua nova coleção “Primavera”, no XXV Encontro de Iniciação Científica da Universidade Federal de Alagoas: dia 06, no Campus em Arapiraca, e 10 de novembro, em Maceió, no Campus A.C. Simões, na exposição “Artesões Alagoanos”.

As novas criações em composição de técnica mista de montagem foram produzidas a partir de materiais recolhidos singularmente da natureza galhos, cipós, troncos de árvores, palhas de palmeira, folhas de bananeira, gravetos e flores artesanais, bem próximas ao estilo rústico de decoração de interiores, que contracena bem com a tecnologia hodierna.
O Encontro de Iniciação Científica, que estará promovendo a mostra de artesões no hall de entrada dos campi da Universidade, nas manhãs de abertura do evento, acontece junto ao VIII Seminário do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da UFAL.
O desenho final que é formado a partir das linhas curvas do material retirado em aproveitamento do meio ambiente é o grande diferencial do artista que busca antes de resultados midiáticos, satisfação pessoal no empreendimento artístico.
Algumas peças - de parede, de mesa, de chão - podem parecer decoração, mas pretendem antes disso, provocar o observador à reflexão do descarte dos materiais na natureza.

As pessoas apreciam as peças de Ritma num misto de surpresa e admiração em se criar objetos tão bonitos com tamanha singeleza, mas que por receberem um acabamento especial, como verniz e tinta acrílica, pregos e amarras para dar sustentabilidade e suporte, possuem uma durabilidade maior que se estivessem largadas à natureza em decomposição.


O artista, que acaba de realizar sua 1ª exposição no Shopping Parque Maceió, programa o que fará dos convites para expor em outros Shoppings, fora do Estado, já que pretende ampliar a comercialização.
Atualmente as peças de arte ou obras artísticas, serão vendidas a preços módicos e variados e custarão de R$35 (trinta e cinco reais) – peça de decoração para mesa e parede de escritório - a R$ 290 (duzentos e noventa reais) – para mesas de centro com tampo de acrílico.

A mostra “Artesões Alagoanos” faz parte da programação e do convite do reitor da Universidade Federal de Alagoas, Eurico Lôbo, aos interessados em aprender, ampliar pesquisas e participarem do 25º Encontro e do 8º Seminário do PIBIC/UFAL.
Mais informações, sobre a exposição de Ritma e encomendas, no número de telefone e zap.: 99689-8872.

Nota de serviço:
O quê: Mostra “Artesões Alagoanos”, no XXV Encontro de Iniciação Científica e do VIII Seminário do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação.
Onde: Em Arapiraca no hall do Auditório do Campus, 6 de novembro às 10 horas.
Em Maceió, no hall do auditório da Reitoria da UFAL, Campus A. C. Simões. Às 9h 30, dia 10 de novembro.
Quando
Em Arapiraca: o dia inteiro;
E Maceió: pela manhã.
Entrada Franca, Gratuita.
Censura Livre.
Como chegar no campus em Maceió: Transporte Rodoviário com destino à UFAL do Tabuleiro do Martins.
Como chegar em Arapiraca: Transporte Rodoviário com destino à Arapiraca.