sexta-feira, 30 de março de 2012

Educação Ambiental reúne comunidade da Barra Nova

Desassoreamento da Prainha, da Barra Nova, foi o tema principal e motivará campeonato de pesca no próximo sábado




A prefeitura de Marechal Deodoro, através da Coordenação de Educação Ambiental da Secretaria de Educação do município, realizou no sábado (24) palestra com a comunidade da Barra Nova, pais e pescadores, na Escola Municipal José Bispo, localizada na mesma região.


Na oportunidade foi exposto “um histórico sobre o barramento do canal de fora do Complexo Estuarino Lagunar Mundaú Manguaba (CELMM) que impede a circulação natural entre as águas marinhas e lagunares causando diminuição no estoque pesqueiro e assoreamento impedindo a navegação no local”, de acordo com o coordenador de Educação Ambiental e biólogo, Cláudio de Melo.
Durante a palestra que elencou as possíveis soluções para os problemas ambientais da região, procurou-se sensibilizar a comunidade para a preservação do ecossistema local.
Um dos motivos principais da exposição foi a realização de uma Gincana de Pesca, que acontecerá no próximo sábado, 31 deste mês, e conta com a organização da Associação Mão Cheia.



“Alguns dos pais de alunos desta escola são pescadores e irão participar da competição de pesca esportiva”, afirmou o coordenador.
A reunião contou com a participação de alguns professores da escola Municipal José Bispo, que, segundo a Secretaria de Educação, deverão desenvolver junto ao alunado, ainda esta semana, trabalhos sobre a importância da conservação dos ecossistemas estuarino-lagunar.
Também esteve presente à reunião o então presidente do Comitê de Bacias da Região Hidrográfica do CELMM (Complexo Estuarino Lagunar Mundaú Maguaba), Sr. Ronaldo Cerqueira e sugeriu a criação de um documento para oficializar o interesse da comunidade na revitalização do CELMM.

Nenhum comentário: