sexta-feira, 11 de julho de 2014

Alagoanidades...

Dentre as atrações do I Festival de Produção Cultural Pronatec estão as palestras que se realizarão nas salas da Escola Técnica de Artes: Alagoanidade e O Parkour. A primeira traz a temática da vida e obra de alguns alagoanos ilustres como Graciliano Ramos, Ladislau Neto, Lili Lages e alguns episódios inéditos que se envolveram estas personalidades. “Fatos curiosos de outras esferas da vida pública deles, talvez não comumente conhecidos”, ressalta Lailla Brito, estudante de economia da Universidade Federal de Alagoas, escolheu o tema por entender a questão de pertença da identidade alagoana saltada a partir das aulas de Memória e Identidade Cultural do Curso de Assistente de Produção do Pronatec. “O Mestre Graça, por exemplo, ele foi literário, um excelente prestador de contas em Palmeira dos Índios, ele não era somente um literário, sua atuação teve relevante papel na administração pública, quando foi prefeito em Palmeira dos Ìndios”, ressalta a universitária.
Desde 2010, Lailla percebeu essa necessidade de expor essas peculiaridades da história alagoana, como participante de vários encontros e congressos de Economia em território nacional nos estados de Goiás, Paraíba e Brasília.
A segunda conta com a produção da também bacharel em direito, Rosana de Souza, contando um pouco da atividade cultural de origem francesa em terras caetés, o Parkour. “Achei interessante trazer essa atividade, por ver nela uma questão simbólica cultural”, afirmou.

Rosana de Souza e Lailla Brito são as produtoras das palestras que se realizam logo mais no I Festival de Produção Cultural Pronatec, às 18 horas. 

Nenhum comentário: