quinta-feira, 10 de julho de 2014

I Festival de Produção Cultural


A primeira turma de Assistente de Produção do Pronatec, da ETA/UFAL – Escola Técnica de Artes em parceria com a Universidade Federal de Alagoas, numa culminância das evoluções teóricas e práticas dos seus estudos e pesquisas em Produção Cultural, promove no próximo dia 11 de Julho, sexta-feira, no pátio e salas da Escola Técnica de Artes (ao lado do Espaço Cultural da UFAL), com início às 18 horas, nesta capital, o primeiro Festival de Produção Cultural - Pronatec.
Entre as atrações: mostra de curtas-metragens, feirinha de Artesanato de Municípios do Interior, apresentações culturais, oficinas, workshops, palestra, recital de poesias, dança, cordel, viola; e tem como a atração principal: a Banda Fanfarra Municipal de Colônia Leopoldina.
A entrada será gratuita, mas os petiscos, bebidas, souvenirs e lembrancinhas do evento serão pagos, então, levem sua animação, suas câmeras para fazerem fotografias, selfies e disposição para as compras! 
Questão de tradição
            Quando se discutiu a questão de tradição, cada aspirante a produtor teve que fazer suas reflexões, sobre o que achava do mosaico cultural existente no Estado e nas dificuldades que existiam e ainda existem em se trazer tanta riqueza para o palco, - Alagoas é o estado brasileiro com maior número de folguedos - à fruição do público local. “E quem é o público local, senão nós, nossos familiares, nossos vizinhos de rua, de bairro, de município? Fazemos cultura pra gente também, e principalmente”, ressaltou a produtora cultural da Universidade Federal de Alagoas e Professora do módulo de prática do projeto cultural, Anna Rodrigues.

Memória, Identidade
            “Descobrimos que a tradição faz o registro de uma memória que tem papel insubstituível na contação da história do ‘que somos’, do ‘que queremos’ e de para ‘onde vamos’”, afirmou o professor dos primeiros módulos do curso e produtor Cadú Ávila. Dentro dessas questões os alunos foram convidados a refletir sobre a formulação de um projeto e cada um trouxe o que achou de mais oportuno para o momento.

Colônia Leopoldina: Banda Fanfarra


Ele é de Passo de Camaragibe, interior alagoano de nascença, mas escolheu a cidade de Colônia Leopoldina a 100 km da capital para trabalhar, quando a vida lhe cobrou uma escolha para exercer a Contabilidade como profissão. Luiz Nascimento está participando como produtor no primeiro Festival de Produção Cultural do Pronatec em Alagoas e, se, já não fosse bem sucedido na sua profissão, disse, que, “abraçaria” a de produtor cultural por ver ser uma área bastante promissora no Estado e no município onde mora. “É uma alegria muito grande trabalhar com cultura, se eu não fosse contador, eu abraçaria isso ai!”, afirmou Nascimento.

De uma simplicidade sutil, Luiz, em idas e vindas da sua cidade natal, à cidade escolhida para viver, acabou conhecendo o esposo da atual prefeita que o convidou para reorganizar as contas na chegada dessa nova gestão. E hoje, segundo ele, está tudo em dia. “Ia a trabalho, quando fiz amizades”, disse ele.
Por isso, que Nascimento, contará com o apoio da prefeita de Colônia Leopoldina, Paula Rozelma, e de todos os amigos que fez na prefeitura e no trabalho na cidade até hoje, para realizar a apresentação da Banda Municipal, na cidade de Maceió, no espaço da Escola Técnica de Artes, na próxima sexta feira (11).
Baliza, instrumentos de sopro e de percussão. A Banda Fanfarra Municipal faz seus ensaios com público, ao ar livre, na praça principal, quando junta gente de toda cidade pra assistir. "É bom, sim!", afirmou Nascimento, a Banda costuma tocar em todas as festas da prefeitura.
Adeilton Nunes Calado, Secretário de Cultura de Colônia Leopoldina, em entrevista exclusiva, destacou a importância da apresentação dessas bandas que representam um pouco da história local, e disse, “é uma questão simbólica de manter uma cultura viva, esses trinta e dois músicos orquestrados pelo Maestro Vitalino, com baliza, instrumentos de sopro e de percussão, representam nossas bandas, nossa música, nossa tradição, para nós é uma alegria participar desse evento, porque eles representam a nossa cidade e a história das famílias que formaram Colônia Leopoldina, como ela é hoje, é uma questão de tradição cultural”, afirmou.

É por acreditar que a Fanfarra faz parte do mosaico cultural do Estado de Alagoas, que a Banda Fanfarra Municipal de Colônia é a atração principal do Festival de Produção Cultural do Pronatec.

Um comentário:

randypaff disse...

T-Rex and his chain of suppliers of metal
T-Rex and his chain of suppliers of metal chips. T-Rex and his chain of suppliers of metal titanium mens wedding bands chips. T-Rex and his trekz titanium chain of suppliers of metal titanium jewelry piercing chips. T-Rex and his chain of titanium septum ring suppliers of metal chips. T-Rex and his chain of titanium mug suppliers of